Entertainment

Além de Anitta, mais 7 famosas já revelaram ter endometriose

Prazer e saúde feminina ainda são um tabu para boa parte da sociedade, tanto que muitas mulheres ainda sofrem pela desinformação e são colocadas em posições ‘desconfortáveis’ quando o assunto vem à tona. Contudo, mais e mais figuras influentes vem se manifestando sobre o assunto, como Anitta. A cantora revelou nesta sexta-feira (8) que passará por uma cirurgia para tratar endometriose.

Além de Anitta, mais 7 famosas já revelaram ter endometriose
Foto: Getty Images (Uso autorizado ao POPline)

LEIA MAIS:

Anitta revelou através da sua conta no Twitter que vinha sentido muitas dores e que isso já a incomoda há nove anos. Depois de ir ao médico muitas vezes, finalmente veio o diagnóstico.

Nesse sentido, iniciou uma longa conversa com os fãs para abordar a endometriose. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta 190 milhões de mulheres no mundo e 7 milhões, somente no Brasil.

O que é a endometriose?

Endometriose é uma doença ginecológica e crônica, provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero). Ela pode ser extremamente incapacitante, causando cólicas menstruais severas, dores abdominais fora do período menstrual, dores nas relações sexuais e sintomas intestinais e urinários. Ademais, a endometriose também pode dificultar a gravidez.

A endometriose tem cura?

A endometriose não tem cura, mas pode ser controlada através de um tratamento adequado e bem orientado por um ginecologista. No caso de Anitta, uma cirurgia — mas remédios também são uma opção dependendo do grau em que a doença se encontra.

A seguir, veja mais famosas que, assim como Anitta, já revelaram ter endometriose:

Patrícia Poeta

Após o relato da cantora, Patrícia Poeta declarou no “Encontro” desta sexta-feira (8): “Eu descobri recentemente que eu tenho endometriose, não operei ainda. Às vezes a gente tem essa dor, às vezes não se manifesta tanto. Às vezes você leva 40 anos para descobrir que tem endometriose. Foi o meu caso”.

Wanessa

Há alguns anos, Wanessa, que é mãe de João Francisco e José Marcus, contou à Ana Maria Braga, no “Mais Você”, que enfrentou a doença durante a gravidez do segundo filho: “Eu sempre tive muitas cólicas e isso já era um sinal da endometriose. Com acompanhamento médico, tomava pílula contínua até que não pude mais evitar a intervenção cirúrgica”.

Larissa Manoela

Em setembro de 2021, Larissa Manoela, de 21 anos, revelou que foi diagnosticada com a doença: “Quem tem endometriose, ou acha que tem, sabe como é viver com isso. Então, se uma mulher que seja, eu tenha conseguido inspirar com essa live para mim já transforma, já passa a ser muito mais especial do que está sendo todo esse processo de descoberta e aprendizado”.

Isabella Santoni

Na mesma época, a atriz Isabella Santoni se manifestou: “Eu sempre tive muita cólica, mas eu achava que era normal. Até que eu fui em uma médica e ela falou que eu não devia tomar os remédios que eu tomava todo mês”.

Giovanna Ewbank

O relato de Anitta também levou Giovanna Ewbank a se manifestar: “Me passa um filme na cabeça. Sofri por muitos anos sem saber o que tinha, eram cólicas de desmaiar de dor e muito desconforto na relação sexual. Eu nunca tinha ouvido falar da doença quando descobri e logo operei. Mudou a minha vida! Procure saber.”

Gabriela Pugliesi

Em um relato recente nas redes sociais, Gabriela Pugliesi contou que conseguiu engravidar do primeiro filho apesar da doença: “Além de ter engravidado sem nenhum tratamento, sem nada, eu tinha endometriose. Ou seja, gente, quando é para ser é, não tem nada para atrapalhar”.

Halsey

A cantora Halsey também refletiu sobre o assunto em 2018, quando tinha 23 anos. Na época, ela estava congelando seus óvulos porque foi diagnosticada com endometriose.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.