Sports

Macarrão com almôndegas agrada filhos e pais – 12/08/2022 – Receitas do Marcão

O Dia dos Pais é neste domingo (14), então decreto uma pausa nas receitas temáticas da Copa do Mundo.

Na comemoração do Dia dos Pais, os homens se dividem em “ainda” (ainda têm pai, ainda não têm filhos) e “já” (já têm filhos, já perdeu o pai). Eu sou do tipo “já-já” e, como não vejo sentido em visitar cemitério, festejo a data com meus filhos.

A maior alegria de um pai que gosta de cozinhar é fazer os pratos favoritos dos filhos. Como não posso saber a predileção dos filhos de todo mundo, vou falar dos meus.

A Angela, minha filha mais velha, adorava quando eu fazia risoto de açafrão com filé ao vinho —isso no começo dos anos 2000, quando risoto era uma modinha muito forte. Foi o prato que ela me pediu para cozinhar em seu 27º aniversário, no mês passado.

Enquanto crescia, a Angela se tornou cada vez mais aventureira no paladar, virou minha companheira na exploração do culinárias exóticas. Dias antes do aniversário, me pediu para cozinhar um cheese buldak —petisco coreano de frango em molho apimentado, gratinado com queijo.

O caçula Pedro tem nove anos e já come tanto quanto eu. Está ensaiando voos mais ousados (adora um curry japonês), mas ainda prefere os clássicos do paladar infantil. Pizza, hambúrguer e a receita que vem a seguir: o macarrão com almôndegas.

Acho que almôndegas são uma boa aposta para agradar quase qualquer criança à mesa.

Essas almôndegas, aliás, eu costumo fazer enquanto preparo o hambúrguer. Vou no açougue, compro meio quilo de carne (miolo de acém) e divido em três partes. Com duas delas eu moldo hambúrguer, e o resto vira porpetinha.

Almôndega é um belo jeito de se aproveitar o pão que endureceu e o queijo que ficou seco na geladeira. Eles vão compor a massa e temperar as bolinhas de carne.

O jeito tradicional de fazer almôndegas é fritá-las em óleo. Eu não gosto muito de fritura em casa, faz uma sujeira desnecessária. Há bastante tempo preparo as porpetas assadas —antes era no forno, agora tenho uma air fryer que facilita bastante o trabalho.

Eu gosto de fazer as almôndegas bem pequenas, com cerca de 1 cm de diâmetro, para que a gente possa comê-las inteiras, na mesma garfada do macarrão. Quanto menores, mais rápido o preparo. E é importante não empilhar as bolinhas na hora de assar.

Prontas as almôndegas, você pode (ou não) cozinhá-las um pouco mais no molho de tomate e comer com macarrão, purê, arroz, farofa ou pão. Calculei a receita para quatro porções, dá para congelar facinho o que você não for usar na hora.

Ah, e claro: se você é dos felizardos (com filhos ou não) que ainda têm o velho por perto, não há problema algum em fazer esta receita para ele. Feliz Dia dos Pais!


Almôndegas do Pedrão

Rendimento: 4 porções (para comer com macarrão e molho)

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

1 pão francês (50 g) amanhecido

½ copo de leite (ou o quanto baste)

200 g de carne moída

1 ovo

1 dente de alho triturado

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO

1. Esfarele o pão e umedeça com o leite. Espere até que o pão esteja todo encharcado e o transforme numa massa com as mãos ou um garfo.

2. Junte os outros ingredientes à massa de pão e misture bem. Deixe na geladeira por pelo menos 1 horas (é mais fácil moldar as almôndegas com a massa gelada).

3. Aqueça o forno ou a air fryer a 180 °C. Se for fazer no forno, use uma assadeira antiaderente ou unte com óleo uma travessa de vidro ou alumínio.

4. Faça as bolinhas do seguinte modo: pegue uma pequena porção da massa de carne com uma pinça formada pelos dedos indicador, médio e polegar. Transfira para a palma da outra mão e, com a palma oposta, faça movimentos circulares até obter uma esfera. Distribua as almôndegas na assadeira ou cesto da air fryer, sem que elas se encostem entre si.

5. Asse as bolinhas por 15 minutos, vire e asse por mais 10 minutos. Cozinhe por mais 5 minutos no molho de tomate e coma com macarrão.

MACARRÃO AO MOLHO DE TOMATE

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de azeite

4 dentes de alho fatiados

2 latas de tomate pelado

Almôndegas

1 pacote (500 g) de macarrão

Sal e pimenta-do-reino, e queijo parmesão a gosto

PREPARO

  1. Aqueça o azeite em fogo baixo e frite o alho até começar a pegar cor. Junte o tomate e cozinhe até encorpar. Tempere com sal e pimenta.
  2. Ferva a água com sal e cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem.
  3. Cinco minutos antes de escorrer a massa, junte as almôndegas ao molho de tomate e as aqueça em fogo médio. Escorra o macarrão, junte-o ao molho, misture bem e aqueça por mais 2 minutos antes de servir com queijo parmesão à parte.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.