Entertainment

Mundo Positivo » Por que você deve atualizar o firmware do seu roteador?

Pixabay/USA-Reiseblogger

A maioria de nós entende a importância de manter nossos smartphones, laptops e outros dispositivos conectados atualizados com a versão mais recente do sistema operacional.

Com cada nova versão do sistema operacional, seja Apple iOS, Google Android, Microsoft Windows ou qualquer outra, atualizações são feitas para corrigir bugs ou aprimorar os importantes recursos de segurança que protegem nossos dados pessoais e privacidade.

Mas e o roteador Wi-Fi que está na prateleira intocado nos últimos dois anos? Precisa de atualização também? A resposta é sim, claro! 

O software que roda no seu roteador Wi-Fi é conhecido como “firmware”, e mesmo que o seu Wi-Fi doméstico pareça estar funcionando bem, atualizar regularmente o firmware do seu roteador é extremamente importante.

O que exatamente é firmware?

Firmware é o software que vem pré-instalado no roteador. Cada fabricante de roteador tem sua própria versão deste software, seja ele fornecido pela Claro, Oi ou Vivo

E, como os sistemas operacionais executados em seu smartphone ou computador pessoal, ele controla todo o funcionamento interno do dispositivo. 

Por exemplo, é o firmware que possibilita que seu roteador se comunique sem fio com seus dispositivos; ajuda a proteger sua rede contra malware, vírus e outras ameaças; e fornece o software de administração que você usa para gerenciar as configurações do seu roteador.

Por que preciso atualizar meu firmware?

Você pode estar se perguntando, por que eu tenho que me preocupar em atualizar o firmware do meu roteador se tudo parece estar funcionando bem? Uma razão óbvia é o desempenho. 

Todo mundo quer que seu Wi-Fi doméstico seja rápido e acessível em todos os cômodos da casa. As atualizações de firmware fornecem correções de bugs e melhorias de tecnologia que levam a uma melhor experiência geral de Wi-Fi para você e sua família.

Faça um teste de velocidade de internet e veja os resultados, se a performance é abaixo do esperado, talvez esteja na hora de atualizar o seu firmware.

Embora existam muitos aspectos diferentes da segurança da rede doméstica (como alterar suas senhas regularmente), o primeiro a evitar problemas sérios é garantir que você sempre tenha a versão de firmware mais recente instalada em seu roteador.

Como atualizo o firmware do meu roteador?

Certificar-se de que seu firmware está atualizado é claramente importante, mas como você faz para atualizá-lo? Se você comprou um serviço do seu provedor de serviços de Internet, a resposta é simples. 

Você pode entrar em contato para o seu provedor de internet para descobrir se o seu roteador tem a versão de firmware mais recente ou não pode fazer nada. 

Porque como parte do seu serviço seu provedor deve garantir que seu roteador sempre tenha a versão mais recente instalada.  Eles nem precisam vir à sua casa; eles podem fazer tudo remotamente.

Por outro lado, se você comprou seu próprio roteador, há várias etapas envolvidas na atualização do firmware. Uma vez logado, às vezes há uma opção para baixar e instalar o firmware mais recente. 

Depois de baixá-lo, você precisa seguir as instruções detalhadas que explicam como obter o novo firmware do seu computador para o roteador. Este pode ser um processo complicado e demorado, especialmente se você não for muito técnico.

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

close