Entertainment

Mundo Positivo » Você sabia? Completando 90 anos, Léo Batista foi o primeiro apresentador do Jornal Hoje e do Globo Esporte

Nesta sexta-feira (22), o locutor e apresentador Léo Batista completa 90 anos. Ícone do jornalismo na TV brasileira, especialmente o esportivo, João Baptista Bellinaso Neto tem 75 anos de carreira, dos quais 52 vividos na TV Globo.

Nascido em Cordeirópolis (SP), em 1932, Léo Batista recebe uma justa homenagem na edição desta sexta-feira do Globo Esporte, programa que inaugurou em 1978 e do qual foi a principal figura por muitos anos. Como também do embrião do Globo Esporte, o Copa Brasil, exibido no mesmo ano.

Na matéria especial, o vespertino leva Léo Batista para uma visita aos estúdios de alguns dos programas de cuja história o veterano faz parte com muito destaque.

Léo Batista ouve de William Bonner que é uma referência para todos os jornalistas da redação da casa, ao sentar-se na bancada do Jornal Nacional, que chegou a apresentar em diversas ocasiões.

Já no estúdio do Fantástico, programa no qual trouxe ao público por anos a fio os gols da rodada nas noites de domingo e também os resultados da Loteria Esportiva com a Zebrinha, Léo foi recepcionado pelas atuais titulares da atração, Maria Júlia Coutinho e Poliana Abritta.

Criado em 1971, o Jornal Hoje teve em Léo Batista seu primeiro apresentador, dividindo inicialmente a bancada com Luiz Jatobá. O noticiário foi chamado até pouco antes da estreia de Jornal do Meio-dia, conforme depoimento de Léo ao Projeto Memória Globo.

Outro programa estreado por Léo Batista na TV Globo foi o Esporte Espetacular, no ar desde 1973. Além disso, o jornalista foi o narrador do primeiro gol de uma Copa do Mundo exibido pela emissora, a do México, em 1970. E narrou a primeira corrida de Fórmula 1 na casa, em 1972.

Atualmente, Léo Batista segue na TV Globo e faz participações pontuais na edição carioca do Globo Esporte, trazendo as principais histórias da rodada do Campeonato Brasileiro no fim de semana. Uma companhia de décadas para todos os apaixonados por esporte.

Fonte: Observatório da Televisão

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

close