Entertainment

Nota 10! Apuração dos desfiles do Rio de Janeiro acontece nesta terça

Tá chegando a hora de sabermos quem será a Escola de Samba campeã do primeiro Carnaval pós-pandemia! As 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro agitaram a Marquês de Sapucaí e a apuração acontece na tarde desta terça-feira (26), às 16h. O POPline já te dá alguns spoilers sobre as favoritas ao título, quais devem figurar no Desfile das Campeãs e quais correm risco de rebaixamento. Quem merece a nota 10?

Em sentido horário: Beija-Flor, Viradouro, Mangueira e Salgueiro (Fotos: g1/Uol/Ricardo Gomes)

Leia mais:

Como de costume, as notas serão reveladas na Praça da Apoteose, que fica situada no fim da Avenida Marquês de Sapucaí. E o público de todo o Brasil (exceto São Paulo) poderá acompanhar ao vivo na TV Globo. Mas o Globoplay também estará com o sinal aberto para não-assinantes!

E como funciona a apuração? Ao todo são nove quesitos julgados e que deverão ter três notas válidas, atribuídas de nove até dez (em casas decimais). Cada quesito será avaliado por cinco jurados. Mas a menor e a maior notas serão descartadas.

Os quesitos a serem julgados são: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

E o que esperar da apuração? De acordo com os desfiles apresentados, a Grande Rio desponta como a grande favorita para (finalmente) ganhar seu primeiro título do carnaval carioca. A agremiação de Duque de Caxias-RJ já beliscou o vice-campeonato em quatro oportunidades.

Comissão de Frente da Grande Rio desmistifica a figura de Exú, orixá que abre os caminhos (Foto: g1/Uol/Ricardo Gomes)

Na última, em 2020, o título escapou por um detalhe. Uma das alegorias teve dificuldade de deslocamento na pista, gerando alguns “buracos” e comprometendo as notas de Evolução. Ao fim da apuração, chegou empatada em número de pontos com a Viradouro. Mas, no quesito desempate, a agremiação de Niterói faturou o título.

E por falar na Viradouro, o bicampeonato parece um pouco distante, mas não impossível. Entre os sambistas, a escola teria feito o terceiro melhor desfile do ano, atrás da Vila Isabel, que homenageou seu presidente de honra e maior ícone Martinho da Vila. As três agremiações devem duelar pelo topo da tabela.

As três últimas vagas do famoso “G6” deverão ser disputadas décimo a décimo por outras seis escolas: Imperatriz, Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, Portela e Unidos da Tijuca. Todas tiveram seus pontos fortes e fracos e, por isso, a corrida pelo Desfile das Campeãs promete ser animado.

Leia mais:

Mais para baixo na tabela devem figurar Mocidade (que apesar do favoritismo apresentou falhas de acabamento em alegorias e teve sérios problemas com seu carro abre-alas na pista) e Paraíso do Tuiuti (que estourou o tempo em 2 minutos e também teve problemas de Evolução).

Já a São Clemente dificilmente não será a última colocada. A homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo, vítima da Covid-19, teve uma série de erros desde a Comissão de Frente, passando pelo desmonte de várias fantasias, alegorias apagadas e graves erros de Evolução. Por isso é a mais cotada ao rebaixamento.

As seis primeiras colocadas do Grupo Especial voltam à Marquês de Sapucaí no sábado (30/), para o Desfile das Campeãs. As apresentações acontecem, em ordem, do sexto ao primeiro lugar. Ainda há ingressos disponíveis para vários setores. As compras podem ser feitas no stand da Liesa, localizado no setor 11 do Sambódromo, e também por telefone. Os preços variam entre R$ 5 e R$ 300.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

close