Entertainment

OSBA 40 anos: homenagem inédita a Moraes Moreira e programação especial

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi criada no dia 30 de setembro de 1982 e este ano comemora 40 anos. Para celebrar a data, o maestro e diretor artístico Carlos Prazeres anunciou uma programação especial que vai de homenagem a Moraes Moreira, passando por série de concertos com clássicos dos compositores alemães Carl Reinecke (1824-1910) e Johannes Brahms (1833-1897), Cine Concerto e Sarau, todos no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Leia mais:

A programação especial começa no dia 05 de março com o Baile Concerto que vai homenagear pela primeira vez o cantor e compositor Moraes Moreira e transformar a Concha Acústica do TCA em um salão de baile, recriando a atmosfera efervescente dos célebres bailes dos anos 40 que aconteciam no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto terá a participação de Armandinho que vai interpretar clássicos do axé e da música baiana.

Foto: Gabrielle Guido/Divulgação

“É muito importante para a Bahia, que é considerada um grande farol artístico de vanguarda do Brasil, ter uma força sinfônica que possa te representar e orgulhar. A OSBA hoje é essa força sinfônica de vanguarda, que repensa a maneira de se levar música clássica para seu povo, que pensa que a música de concerto não pode ser um privilégio exclusivo de uma elite branca. Muito pelo contrário, que ela deve ser acessível a todo o povo”, destaca o maestro Carlos Prazeres sobre os 40 anos da OSBA.

E completa: “Aqui buscamos acessibilizar a música de uma forma muito didática, ao mesmo tempo sensorial, compatível com a sociedade do século 21. Aí se dá a importância de uma orquestra como esta na Bahia no período q estamos vivendo”.

Já o Concerto de Abertura da temporada, dia 11 de março, faz parte da série Jorge Amado e traz as obras dos compositores alemães Carl Reinecke (1824-1910) e Johannes Brahms (1833-1897). Reinecke é tido como um dos compositores mais versáteis do seu tempo e Brahms foi o primeiro compositor que fez sucesso depois de Beethoven. Ele apresentou sua 1ª sinfonia aos 43 anos, ou seja, uma obra que carrega a sua maturidade musical e tem total sinergia com o aniversário da OSBA.

Um dos programas da orquestra mais prestigiados pelo público, o aguardado Cine Concerto, dia 18 de março, faz uma homenagem aos grandes compositores que se dedicam à Sétima Arte, com destaque especial para o americano John Williams (1932) – que em 2022 completa 90 anos.

OSBA
Cine Concerto OSBA | Foto: Rafael Martins

De 21 a 27 de março, Carlos Prazeres estará em Bogotá para reger dois concertos como maestro convidado da Orquestra Filarmônica de Bogotá, principal orquestra sinfônica da Colômbia, fundada em 1967.

Ele retorna em tempo de reger, no dia 1º de abril, o Sarau Myriam Fraga, criado em 2014 e batizado com o nome da jornalista e poeta baiana. Voltado para a poesia e para o diálogo entre a música de câmara e outras expressões artísticas, nesta edição o sarau ganhou o apelido bem-humorado de Sarau da Mentira, devido à data.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.