Sports

Papo Preto #90: O uso da tecnologia para a emancipação – 03/08/2022

Quais são os desafios das novas tecnologias para a população negra? A pesquisadora de comunicação e tecnologia Mariana Gomes é convidada do Papo Preto desta semana para falar sobre o assunto. Mariana fala também sobre a importância de se pensar a tecnologia a partir dos saberes afro-brasileiros.

Mariana está à frente do Conexão Malunga, um projeto que surgiu em 2019 voltado para pensar a tecnologia a partir dos saberes afro-brasileiros. “Fazemos projetos periódicos, com equipe interdisciplinares em três frentes: produção jornalística, formação, articulação política e agora, neste ano, inauguramos uma frente de pesquisa sobre diversidade na governança da internet” (a partir de 3:22 do arquivo acima).

A pesquisadora discute também o apagamento da origem da tecnologia que, segundo ela, pesquisas já comprovam que foi na África antiga. “E quando falamos de apagamento, estamos falando do apagamento deliberado do saber. Mais do que a ferramenta, quando pensamos em tecnologia estamos falando em solução criativa para as demandas das nossas sociedades. Não seria o povo negro então criativo? Precisamos ser entendidos como entes relevantes para essas decisões” (a partir de 10:20 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.