Sports

Papo Preto #92: Resgatar a memória para combater o racismo – 20/08/2022

O sociólogo Mário Medeiros é curador da exposição ‘Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência”, em cartaz no Memorial de Resistência de São Paulo até março de 2023. Neste episódio de Papo Preto ele fala sobre como é importante resgatar as memórias no passado para recontar as histórias e combater o racismo.

Mário diz que a exposição se chama “Memórias do Futuro” porque há muitas histórias de negros e negras que lutaram por um futuro melhor, e a mostra é uma grande homenagem a uma luta que é muito antiga. “A exposição está dividida em eixos e trata da construção da cidade de São Paulo por mãos negras, das lutas coletivas organizadas em torno de associações, dos clubes negros na capital e no interior, da imprensa negra paulista desde o século 19 até os nossos dias, da literatura negra, do universo das artes” (a partir de 10:58 do arquivo acima).

Ele cita o fotógrafo negro Januário Garcia para dizer que é possível ter uma história de um povo africano sem o Brasil, mas que não é possível uma história do Brasil sem os africanos e seus descendentes. “E essa história precisa ser contada, e ainda é preciso chamar a atenção para o fato de que não basta não sermos racistas, é preciso assumir uma postura antirracista e praticar o antirracismo. Uma exposição como essa está trabalhando na luta antirracista naquilo que é produzir e difundir conhecimento” (a partir de 18:53 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.