Sports

Trago Boas Notícias #215: Como jovem da periferia foi estudar na Alemanha – 11/02/2022

No episódio #215 do podcast Trago Boas Notícias, Edgard Piccoli conversa com o escritor Alexandre Ribeiro, 23. Ele é colunista de Ecoa e já trabalhou na LAB Fantasma, a empresa dos músicos Emicida e Fióti. O Alexandre nasceu na favela da Torre, em Diadema, na região metropolitana de São Paulo. E se mudou para a Alemanha em 2019 para estudar, como ele mesmo explica no bate-papo desse episódio 215 do programa. (ouça abaixo)

O Alexandre aproveita para contar sobre essa experiência dele em outro país, os desafios que encontrou pelo caminho, como é a vida de escritor e qual a sua maior motivação dessas mudanças.

Ouça toda a conversa abaixo:

“Eu fui motivado pelo amor”, ele conta, explicando que se apaixonou por uma alemã moçambicana de férias no Brasil (a partir de 1:15). Depois ele continua, sobre a mudança de país: “Eu sou escritor, né. Então estava, assim, buscando me desenvolver com as palavras e tentei de alguma maneira fazer com que a minha relação funcionasse e ainda também trouxesse prospecção com o meu futuro (…) Fiz trabalho social voluntário na Alemanha e depois eu ganhei minha bolsa de estudos”, explica (em 2:58).

Ele também falou sobre o trabalho voluntário que faz em duas escolas alemãs. E explicou (em 4:18): “O trabalho voluntário, ele parte do princípio que você está empenhando seu tempo para fazer trabalhos de impacto social. E aí­ eu escolhi quando eu apliquei para um programa de bolsas que a Alemanha faz uma parceria com o Brasil, de fazer um trabalho social com jovens e crianças com vários tipos de deficiência. E aí eu fui trabalhar em algumas escolas, eu trabalho em duas, na verdade”.

O Alexandre falou ainda que, nesse trabalho, ele se permitiu ser criança outra vez (em 7:53). “Eu sou um rapaz já de vinte e tantos anos que agora tô recomeçando a vida, mas, no segundo momento, se tornou essa poesia de poder viver uma infância novamente.”

Para ouvir a entrevista completa e conhecer mais o Alexandre, você também pode acessar uol.com.br/podcasts. Ou ouvir o Trago Boas Notícias direto no Spotify. Novos episódios de segunda a sexta, às 18h.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published.

close